terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Encontro de Janeireiros, no dia 21jan, em Proença-a-Nova


"É uma das tradições que ainda se realiza na maior parte das aldeias do concelho de Proença-a-Nova durante o mês de janeiro: de porta em porta, o grupo de janeireiros deseja prosperidade no início de mais um ano, anunciando o nascimento de Jesus e pedindo aos residentes as “sobras” das festas natalícias. “As Janeiras” são cânticos seculares realizados maioritariamente por grupos de homens que, antigamente, percorriam várias aldeias recolhendo cereais, batatas, azeite e enchidos, entre outros bens, que eram depois leiloados na missa de Domingo.

Na sua quarta edição, o Encontro de Janeireiros pretende reunir diversos grupos do concelho que cantarão "As Janeiras" num determinando ponto da vila. A partir das 19h00 deste sábado, 21 de janeiro, realiza-se o percurso entre o Largo Pedro da Fonseca e o Parque Urbano Comendador João Martins com várias paragens para ouvir as diferentes versões destes cânticos. No final, haverá uma pequena atuação dos grupos participantes: além do grupo convidado - Grupo de Montanhismo dos Serviços Sociais da CGD - participam janeireiros das aldeias de Pergulho, Corgas, Vale de Água, Caniçal, Vale da Carreira, Vergão, Cunqueiros, São Pedro do Esteval e Alvito da Beira."

(do Site do nosso Município: http://www.cm-proencanova.pt)

----

Nota: os "Encontros de Janeireiros" e o "Cantar das Janeiras" (ou "Cantar os Reis"), apesar dalgum interregno, devido à pandemia, têm continuado.

Sem comentários:

Enviar um comentário