Página 6 - Curiosidades, utilidades, etc.

Aqui irão sendo apresentadas actualizações, curiosidades e utilidades diversas, além de outras publicadas mês-a-mês, ou a cada ano (por exemplo, do Sol ou Lua, marés, mercados, COVID-19, etc... - pesquise na caixa da barra lateral ou nas etiquetas).

Pode consultar também o artigo de 09jan2019 - Utilidades e dicas na internethttps://vale-da-carreira.blogspot.com/2019/01/utilidades-pela-internet.html?m=0

----------

Actualização de 28jan2022:

Pedido de agendamento da vacina COVID (e gripe): todas as faixas etárias, acima dos 5 anos, são elegíveis, dependendo de certas condições.


----------------------------------------

Actualização de 04jun2019:

4.º Convívio da Família Mendes - dia 01jun2019: estiveram presentes apenas 52 convivas, o menor número de sempre!...

----------------------------------------

Actualização de 09fev2019:

Para os Valecarreirenses e amigos em Portugal: Para não serem penalizados, nem apanhados desprevenidos, tenham em atenção os prazos relacionados com as obrigações fiscais! Assim:


(fonte: dinheirovivo.pt)

 ----------------------------------------


Actualizações de 27dez2018, 28mar2022 e 24jan2023:

O Convívio/Festa do São João, na aldeia, tinha ficado agendado para 2021, depois para 2022, vai, finalmente, ocorrer em 2023...

Nota: Em princípio, a Pág. 13 apenas estará activa a partir de março do respectivo ano... 

 ----------------------------------------

Actualização de 02dez2018:



----------------------------------------

Actualizações de 17jan2017 e 17jan2019:

Números úteis, na área da saúde, que podem salvar vidas - (nota: não testei se todos estão correctos):
 

----------------------------------------

Atualizações de 24ago2016, 17jan2019 e 24jan2023:

1.  Em 25jun2016, realizámos, em Proença-a-Nova, o 3.º Convívio da "Família Mendes". Obrigado aos que compareceram: foram apenas 72! No próximo (em data a definir), queremos ser muitos mais...

2.  Total de descendentes de Manuel António ("Mendes") e Cezaltina de Jesus: 7 filhos, 39 netos, 71 bisnetos e 65 trinetos (números até este momento)...

3. O próximo Convívio/Festa dos Valecarreirenses, na aldeia, irá decorrer pelo São João de 2023 (24jun). Esteja atento à Página 13...


----------------------------------------

Sobre o Acordo OrtográficoEu não teria sido capaz de dizer isto tão bem. Confesso que, e devem ter já reparado, neste blogue tenho andado a variar entre o uso do antigo e/ou o novo acordo. De facto, estamos ainda em período de transição, mas parece que muito pode ainda acontecer sobre o assunto…

Veja-se, por exemplo, este Editorial do “Jornal de Angola”, de 08fev2012:

“Património em risco.

Os ministros da CPLP estiveram reunidos em Lisboa, na nova sede da organização, e em cima da mesa esteve de novo a questão do Acordo Ortográfico que Angola e Moçambique ainda não ratificaram. Peritos dos Estados membros vão continuar a discussão do tema na próxima reunião de Luanda.

A Língua Portuguesa é património de todos os povos que a falam e neste ponto estamos todos de acordo. É pertença de angolanos, portugueses, macaenses, moçambicanos, timorenses, goeses ou brasileiros. E nenhum país tem mais direitos ou prerrogativas só porque possui mais falantes ou uma indústria editorial mais pujante.


Uma velha tipografia manual em Goa pode ser tão preciosa para a Língua Portuguesa como a mais importante empresa editorial do Brasil, de Portugal ou de Angola. O importante é que todos respeitem as diferenças e que ninguém ouse impor regras só porque o difícil comércio das palavras assim o exige.

Há coisas na vida que não podem ser submetidas aos negócios, por mais respeitáveis que sejam, ou às "leis do mercado". Os afectos não são transaccionáveis. E a  língua que veicula esses afectos, muito menos.

Provavelmente foi por ter  esta consciência que Fernando Pessoa confessou que a sua pátria era a Língua Portuguesa.

Pedro Paixão Franco, José de Fontes Pereira, Silvério Ferreira e outros intelectuais angolenses da última metade do Século XIX também juraram amor eterno à Língua Portuguesa e trataram-na em conformidade com esse sentimento nos seus textos. Os intelectuais que se seguiram, sobretudo os que lançaram o grito "Vamos Descobrir Angola", deram-lhe uma roupagem belíssima, um ritmo singular, uma dimensão única.

Eles promoveram a cultura angolana como ninguém. E o veículo utilizado foi o português. Queremos continuar esse percurso e desejamos que os outros falantes da Língua Portuguesa respeitem as nossas especificidades.

Escrevemos à nossa maneira, falamos com o nosso sotaque, desintegramos as regras à medida das nossas vivências, introduzimos no discurso as palavras que bebemos no leite das nossas Línguas Nacionais. Sabemos que somos falantes de uma língua que tem o Latim como matriz. Mas mesmo na origem existiu a via erudita e a via popular.

Do "português tabeliónico" aos nossos dias, milhões de seres humanos moldaram a língua em África, na Ásia, nas Américas. Intelectuais de todas as épocas cuidaram dela com o mesmo desvelo que se tratam as preciosidades.

Queremos a Língua Portuguesa que brota da gramática e da sua matriz latina.


Os jornalistas da Imprensa conhecem melhor do que ninguém esta realidade, quem fala, não pensa na gramática nem quer saber de regras ou de matrizes.

Quem fala quer ser compreendido. Por isso, quando fazemos uma entrevista, por razões éticas mas também técnicas, somos obrigados a fazer a conversão, o câmbio, da linguagem coloquial para a linguagem jornalística escrita. É certo que muitos se esquecem deste aspecto, mas fazem mal.

Numa entrevista até é preciso levar aos destinatários particularidades da linguagem gestual do entrevistado.

Ninguém mais do que os jornalistas gostava que a Língua Portuguesa não tivesse acentos ou consoantes mudas.
O nosso trabalho ficava muito facilitado se pudéssemos construir a mensagem informativa com base no português falado ou pronunciado. Mas se alguma vez isso acontecer, estamos a destruir essa preciosidade que herdámos inteira e sem mácula. Nestas coisas não pode haver facilidades e muito menos negócios.
E também não podemos demagogicamente descer ao nível dos que não dominam correctamente o português.

Neste aspecto, como em tudo na vida, os que sabem mais têm o dever sagrado de passar a sua sabedoria para os que sabem menos.
Nunca descer ao seu nível. Porque é batota!
Na verdade nunca estarão a esse nível e vão sempre aproveitar-se social e economicamente por saberem mais.

O Prémio Nobel da Literatura, Dário Fo, tem um texto fabuloso sobre este tema e que representou com a sua trupe em fábricas, escolas, ruas e praças. O que ele defende é muito  simples: o patrão é patrão porque sabe mais palavras do que o operário!

Os falantes da Língua Portuguesa que sabem menos, têm de ser ajudados a saber mais. E quando souberem o suficiente vão escrever correctamente em português.

Falar é outra coisa. O português falado em Angola tem características específicas e varia de província para província. Tem uma beleza única e uma riqueza inestimável  para os angolanos mas também para todos os falantes.

Tal como o português que é falado no Alentejo, em Salvador da Baía ou em Inhambane tem características únicas. Todos devemos preservar essas diferenças e dá-las a conhecer no espaço da CPLP. A escrita é "contaminada" pela linguagem coloquial, mas as regras gramaticais, não. Se o étimo latino impõe uma grafia, não é aceitável que, através de um qualquer acordo, ela seja simplesmente ignorada. Nada o justifica. Se queremos que o português seja uma língua de trabalho na ONU, devemos, antes do mais, respeitar a sua matriz e não pô-la a reboque do difícil comércio das palavras."

---

Pelo que aqui se vê, Angolanos defendem melhor a língua de Camões do que muitos dos “intelectuais” que por cá andam, que deviam aprender a lição! Notável!...

----------------------------------------


Data de publicação - 26jul2012:

Mais uma ajuda culinária:



----------------------------------------

Data de publicação - 22fev2012:


Manual para 2012 (ou dicas para sempre):

Saúde:
01. Beba muita água
02. Ao pequeno-almoço coma como um rei, ao almoço como um príncipe e ao jantar como um pedinte;
03. Coma o que nasce em árvores e plantas e menos comida produzida em fábricas;
04. Viva com os 3 E's: Energia, Entusiasmo e Empatia;
05. Arranje tempo para orar;
06. Jogue mais jogos;
07. Leia mais livros do que leu no ano anterior;
08. Sente-se em silêncio pelo menos 10 minutos por dia;
09. Durma 7 horas por dia;
10. Faça caminhadas de 10-30 minutos por dia e sorria enquanto caminha.

Personalidade:
11. Não compare a sua vida à dos outros; ninguém faz ideia de como é a caminhada dos outros;
12. Não tenha pensamentos negativos ou de coisas de que não tenha controlo;
13. Não exceda; mantenha-se nos seus limites;
14. Não se torne demasiado sério;
15. Não desperdice a sua energia preciosa em fofocas;
16. Sonhe mais;
17. Inveja é uma perda de tempo; você tem tudo o que necessita;
18. Esqueça questões do passado. Não lembre seu parceiro dos seus erros do passado. Isso destruirá a sua felicidade presente;
19. A vida é curta de mais para odiar alguém. Não odeie.
20. Faça as pazes com o seu passado para não estragar o seu presente;
21. Ninguém comanda a sua felicidade a não ser você;
22. Tenha consciência que a vida é uma escola e que está nela para aprender. Problemas são apenas parte do curriculum, que aparecem e se desvanecem como uma aula de álgebra, mas as lições que aprende perduram uma vida inteira;
23. Sorria mais e dê gargalhadas;
24. Não necessita ganhar todas as discussões. Aceite também a discordância.

Sociedade:
25. Entre mais em contacto com a sua família;
26. Dê algo de bom aos outros diariamente;
27. Perdoe a todos por tudo;
28. Passe tempo com pessoas acima de 70 anos e abaixo dos 6;
29. Tente fazer sorrir pelo menos três pessoas por dia;
30. Não te diz respeito o que os outros pensam de você;
31. O seu trabalho não tomará conta de você quando estiver doente. Os seus amigos o farão. Mantenha contacto com eles.

A Vida:
32. Faça o que é correto;
33. Desfaça-se do que não é útil, bonito ou alegre;
34. DEUS cura tudo;
35. Por muito boa ou má que a situação seja, ela mudará;
36. Não interessa como se sente, levanta, se arruma e aparece;
37. O melhor ainda está para vir;
38. Quando acordar vivo de manhã, agradeça a DEUS pela graça;
39. Mantenha seu coração sempre feliz;
40. Por último, passe estas dicas a outros…

(Contribuição de Helena António - Brasil)

----------------------------------------

Data de publicação - 09nov2011:

Veja se é daltónico:

Que números consegue ver?

(O correto: da esquerda para a direita: 8, 25, 45, 6, 29, 56 e 8)


----------------------------------------

Data de publicação - 04out2011:


- Quem sabe que bicho é este? 

Recebi esta foto do Jorge Alves, que escreveu o seguinte:

“Apareceu este bicharoco no meu pátio e ninguém sabe o que é. Coloca no blog, pode ser que alguém tenha uma ideia. Pelo menos fica a curiosidade.



Acrescentado em 29out2018: "Lagarta de borboleta nocturna da espécie Hippotion celerio... Inofensiva." (Informação do sr. Ricardo M Santos, no Facebook)

----------------------------------------

Data de publicação - 19ago2011:

No passado dia 14, houve convívio da Família Dias, com almoço em Proença e lanche/jantar no Vale da Carreira. Reuniram-se os 7 irmãos (e seus descendentes), filhos do casal José Dias/Maria dos Prazeres (que nos deixaram em 2000 e 1991, respetivamente...)

----------------------------------------

Data de publicação - 02ago2011 - acrescentado em 18jan2013:

Os alimentos e a saúde. Será apenas pura coincidência, (ou uma farmácia natural)?!...


Uma rodela de cenoura parece um olho humano. A pupila, a íris e as linhas raiadas são semelhantes ao olho humano e a ciência atual mostra que a cenoura fortalece a circulação sanguínea e o funcionamento dos olhos.


 
Um tomate tem quatro câmaras e é vermelho. O coração é vermelho e tem quatro câmaras. Toda a investigação mostra que o tomate é, de facto, um puro alimento para o coração e a circulação sanguínea.



As uvas crescem em cacho, que tem a forma do coração. Cada uva assemelha-se a uma célula sanguínea e toda a investigação hoje em dia mostra que as uvas são também um alimento profundamente vitalizador para o coração e o sangue.



Uma noz parece um pequeno cérebro, com hemisférios esquerdo e direito, cerebelos superiores e inferiores. Até as rugas e folhos de uma noz são semelhantes ao neo-cortex. Agora sabemos que as nozes ajudam a desenvolver mais de 3 dúzias de neurotransmissores para o funcionamento do cérebro. Além disso, purifica o sangue, elimina a nicotina do cigarro, os resíduos de remédios químicos, ácido úrico e outras impurezas. E ainda o excesso de colesterol. É benéfico para tensão alta, tonturas, prisão de ventre, gastrite, infecção na bexiga, etc. Auxilia no tratamento de reumatismo, úlceras, fístulas e manchas na pele.



Os feijões realmente curam e ajudam a manter a função renal e (sim) são exatamente idênticos aos rins humanos.


O aipo, o alho francês, o ruibarbo e outros são idênticos a ossos. Estes alimentos atingem especificamente a força dos ossos. Os ossos são compostos por 23% de sódio e estes alimentos têm 23% de sódio. Se não tiver sódio suficiente na sua dieta, o organismo retira sódio aos ossos, deixando-os fracos. Estes alimentos reabastecem as necessidades do esqueleto.


 
Beringela, abacates e pêras ajudam na saúde e funcionamento do ventre e do cervix feminino – eles são parecidos com estes órgãos. Atualmente a investigação mostra que quando uma mulher come um abacate por semana, equilibra as hormonas, não acumula gordura indesejada na gravidez e previne cancros cervicais.
E que profundo é isto: demora exatamente 9 meses para se cultivar um abacate, da flor à fruta! Existem mais de 14 mil componentes químicos fotolíticos em cada um destes alimentos (a ciência moderna apenas estudou e nomeou cerca de 141).



Os figos estão cheios de sementes e estão pendurados aos pares (ou grupos) quando crescem. Os figos aumentam a mobilidade e o número de espermatozóides e ajudam a ultrapassar a esterilidade masculina.


As batatas doces são idênticas ao pâncreas e, de facto, equilibram o índice glicémico dos diabéticos.


As azeitonas ajudam na saúde e funcionamento dos ovários.



As toranjas, laranjas e outros citrinos assemelham-se a glândulas mamárias femininas e realmente ajudam na saúde das mamas e na circulação linfática, dentro e fora das mesmas.

As cebolas parecem células do corpo. A investigação atual mostra que a cebola ajuda a limpar materiais excedentes de todas as células corporais. Até produzem lágrimas que lavam as camadas epiteliais dos olhos...



A banana tem: potássio para os músculos, cálcio para os ossos, ferro para o sangue e fósforo para os dentes, além de fibras, vitaminas e açúcares naturais...


----------

Acrescentado em 16jul2012:



----------------------------------------

Data de publicação - 29mai2011:

De novo, sobre o Acordo Ortográfico:

Além do que antes já foi dito, aqui sugiro um Conversor de texto, do Grupo Porto Editora. Como aí se diz, esta ferramenta “possibilita a adaptação à nova ortografia. O Conversor de texto converte palavras conforme a ortografia antiga para a nova grafia e resolve no mesmo instante qualquer dúvida ortográfica”.

Em http://www.portoeditora.pt/acordo-ortografico/conversor-texto/, escrevam ou colem texto (menos de 3.000 palavras) e convertam... ou usem um ficheiro...

----------------------------------------

Data de publicação - 08abr2011:

Alguns truques para tirar algumas das manchas mais difíceis:

(Atenção: espero que resultem, pois adaptei do "sitehttp://www.espacomulher.org/tirar-manchas-da-roupa/, mas não testei...):

- Para tirar manchas de esferográfica de tecidos, primeiro humedecer o local manchado com um pano embebido em vinagre. Depois, enxaguar sem esfregar.

- Para tirar facilmente manchas de gordura de tecidos, colocar, nos locais manchados, uma gema dissolvida num pouco de água. O mesmo truque serve para clarear manchas de mercúrio das roupas.

- Para tirar manchas de café na roupa, passar rapidamente sobre o local uma pedra de gelo. Depois, enxugar com uma toalha.

- Para tirar manchas de ferrugem de tecidos, colocar sal sobre o local manchado, depois deitar algumas gotas de limão, deixar secar ao sol e, finalmente, lavar.

- Para tirar as manchas que ficam nas meias brancas, por causa do uso, é bom fervê-las em água com algumas fatias de limão, por alguns minutos. Depois, escorrer e esfregar bem o local manchado com sabão e, finalmente, enxaguar.

- Para tirar manchas de fruta, deitar leite a ferver sobre a mancha. Assim, as manchas sairão facilmente. Também resulta deitar sobre a mancha uma mistura de água morna, leite azedo, sumo de limão ou vinagre branco.

- E, já agora, para retirar pastilha elástica de tecidos, colocar sobre ela uma folha de papel e passar o ferro bem quente. Ou então colocar a peça de tecido no congelador e esperar que endureça; depois, retira-se facilmente.
 
 ----------------------------------------

Data de publicação - 05mar2011:

Ainda sobre o Acordo Ortográfico:

Cada vez se torna mais evidente a alteração na nossa escrita, decorrente da entrada em vigor do mesmo, pelo que, gradualmente, se vão notando as diferenças e nos vamos habituando a elas.

Apenas alguns exemplos de nova ortografia:

- veem, leem, creem
- ação, ato, atual, coleção, exato, teto, direto, exceção
- heroico, joia, asteroide
- voo, doo, perdoo
- enxague, apazigue
- janeiro, primavera, norte, segunda-feira
- hei de, hás de, há de
- pelo, pera, polo
- fim de semana, dia a dia
- paraquedas, paraquedista
- micro-ondas
- louva-a-deus.

Deixo aqui algumas ligações úteis, para se verem as principais mudanças:


----------------------------------------

Data de publicação - 07fev2011:

O novo Acordo Ortográfico entre Portugal e Brasil (de 1990) entrou em vigor em janeiro de 2009. Mas, até 2015, decorre um período de transição, durante o qual ainda se pode utilizar a grafia antiga. Portanto, não estranhe algumas palavras do blogue, no qual vou tentando adaptar-me...

Para detalhes, consultar:
------------------------------------------------

Data de publicação - 02mai2010:

1.  A nossa Associação (LAVRAR) recebeu este nome em homenagem a todos os valecarreirenses, que sempre souberam lavrar/amanhar a terra, retirando dela, com o suor do dia a dia, os produtos necessários ao seu sustento...

2.  A LAVRAR, com a dedicação e esforço de muitos dos nossos habitantes, tem participado com brilhantismo em eventos promovidos pelo Município de Proença-a-Nova... Para todos eles vão os nossos agradecimentos. (Isto pode ser confirmado no site: http://www.cm-proencanova.pt - em Eventos, Notícias, Novidades, Feiras, etc.)
-----------------------------------------

Data de publicação - 14abr2010:

Na freguesia de Proença-a-Nova, juntamente com o Casal d'Ordem, o Vale da Carreira era uma das povoações privilegiadas da Ordem de Malta. * 
 
------------------------------------------------

Data de publicação - 13abr2010:

1.  "Proença e Cardigos formavam um almoxarifado, isto é, uma repartição que administrava as propriedades e recebia os foros da Ordem de Malta e depois do Priorado do Crato".... "O rendimento dos almoxarifados provinha das propriedades da Ordem, dos dízimos, dos laudémios, dos maquinismos dos lagares, das águas das ribeiras e muito especialmente dos foros dos casais".*

2.  Por se referirem a habitantes do Vale da Carreira, transcrevem-se, do mesmo livro*, extratos de dois aforamentos (extraídos dos livros dos emprazamentos existentes na Torre do Tombo):

- "Em 27-7-1813 foi feito novo emprazamento por 3 vidas a José Alves, do Vale da Carreira, de um terço de dois terços (2/9) do casal de Meijão Frio, constando de terras e árvores espalhadas desde a Mouta do Rico Homem e Vale d'Anta, até ao Serimogão e de que pagava 8 alqueires de pão meado e uma galinha".

- "Em 17-1-1822 foi feito novo emprazamento por 3 vidas a Manuel Martins, do Vale da Carreira, de metade do casal do Vale da Carreira, constando de casas, palheiro, terras e árvores pelo qual ficou pagando 14 alqueires de trigo, 6 de centeio e duas galinhas".

-- / -- / -- / -- / -- / -- / -- / -- / --

Notas/ref.:
* Extraído do livro "Concelho de Proença-a-Nova", editado em 1933, da autoria do Padre Manuel Alves Catharino / Capelão Militar.
-------------------
- Agradecimentos, pelos elementos e colaboração, nomeadamente a:
  - Fernando Alves
  - Abílio Dias
  - M.ª Helena António (Brasil)
  - (a si, se me esqueci...)

---------------------------

- Para outras utilidades, veja a Etiqueta "Utilidades", ou pesquise na caixa do topo da barra lateral...

1 comentário: