Página 3 - Crónicas/Eventos: da Família "MENDES" ALVES (2018 - Centenário do nascimento do Tio Francisco); da Família "MENDES" (2010 - 2013 - 2016 - 2019); da Família DIAS (2011 - 2017 - 2018 - 2021); da Família ALVES SONSO (1986 - 1991 - 1995 - 1997 - 2004 - 2009 - 2010 - 2011 - 2012 - 2013 - 2014 - 2015 - 2016 - 2017 - 2018 - 2019 - 2020 - 2021 - 2022 - 2023); da Família ALVES (convívio de 21mai2017); etc...

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO
DUM HOMEM BOM - 
(Tio Francisco Alves - Família "Mendes" Alves)
Convívio de 10nov2018:


"Os descendentes  do "Ti" Francisco reuniram-se, no passado dia 10 de novembro, no Vale da Carreira, para comemorar o centenário do seu nascimento (09 de novembro de 1918). Foi um dia carregado de emoções fortes e muitas saudades. Embora alguns "Mendes Alves" não pudessem estar presentes, por motivos sobejamente justificados, sentiu-se que todos estavam espiritualmente irmanados em torno de tão importante acontecimento. Após se terem reunido no Vale da Carreira, para o pequeno almoço, partiram para a capela do Caniçal, onde foi celebrada missa de ação de graças e sufrágio dos familiares já falecidos. Seguiu-se uma romagem ao cemitério, onde, junto da campa do homenageado, foi feito um momento de sentida oração e evocação do que foi a vida de um Homem bom. Regressados a casa, foi a ocasião para conviver e alimentar o corpo. A alma continuava preenchida de bons momentos vividos com o pai e avô Francisco. A acompanhar a família, estiveram as tias ainda vivas: Lurdes Alves do Vale da Carreira e Maria do Rosário do Vergão (uma com 94 anos e outra 95; entretanto, em 2021, faleceu a tia Rosário, do Vergão). O pároco de Proença-a-Nova, padre Luís Manuel, que presidiu à celebração eucarística, esteve igualmente presente no almoço. Os vizinhos, ainda residentes na aldeia, responderam afirmativamente ao convite e estiveram presentes em todos os momentos comemorativos. Seguem dois testemunhos de filhos do tio Francisco, um lido no cemitério e outro no final do almoço".

Fotos alusivas:

 Celebração da eucaristia:

Nos preparativos do cozido:

Netos e bisnetos presentes:

Os filhos vivos (falta o Zé, por motivos de saúde):

Romagem ao cemitério:

Homenagem do filho José:

“Vale da Carreira, 9 de Novembro de 2018.

Hoje não posso estar fisicamente convosco porque, como sabem, a vida pregou-me uma pequena partida que já estou a superar. De todo o modo, não podia deixar de estar junto de vós, não só de coração mas também com algumas palavras simples.

O pai era um homem admirável. Um marido diferente para a época, um pai diferente dos outros, um cidadão à frente do seu tempo. Um marido, um pai e um bom cidadão, na verdade. Marcou-nos a todos e a todos deixou um testemunho de amor, inteligência, visão e honestidade. Todos partilhamos memórias do pai mas todos temos, também, a nossa própria vivência daquele anjo extraordinário. Lembrado à distância, parece que escolheu sempre bem, que falou sempre bem e que amou sempre bem. Na saúde e na doença. E, quando o lembro, imagino-o sempre a sorrir e grande, como só os homens grandes sabem ser.

Para os nossos filhos e para os nossos queridos netos, não é possível replicar, nem explicar, a vivência de uma aldeia perdida numa curva de um vale há muitas décadas atrás. Foram boas todas as viagens que nos juntaram em casa ao longo destes anos mas, por muito que falemos, os nossos rebentos nunca compreenderão a dureza daqueles dias longos e daquelas noites escuras. E nunca perceberão, naquela pobreza marcante, como eram felizes os serões com o pai, a mãe e todos os que pertenciam à nossa casa.
 
Para os nossos meninos, é o nosso exemplo e o exemplo daqueles que amamos, que serve de melhor farol para a vida. E convenhamos, nunca teríamos tanta luz na nossa alma se o pai não nos tivesse iluminado do alto da sua sabedoria e da voz suave que cantava a alegria e falava do futuro.

O pai e a mãe estão a ver-nos de um vale ainda mais bonito que o nosso, eles e os nossos avós, os nossos irmãos e irmãs, os nossos velhos, os nossos tudo. Em cada pequenino que deixamos para o mundo, está um pouco do que o pai nos deu. Um pouco imenso, um pouco enorme que tudo transforma.

Tenho muitas saudades da mãe, tenho muitas saudades do pai mas tenho, sobretudo, um orgulho enorme na família que nos tornamos a partir da sua semente.

Que Deus vos abençoe a todos.
José Antonio Alves

Homenagem da filha Fátima:


"Homenagem a um homem BOM.

Para ti pai, avô e bisavô o meu amor eterno. O teu nome Francisco estará sempre associado ao homem que eu desde cedo aprendi a gostar tanto. O teu carácter de homem bom, doce, sensível, alegre, trabalhador, protector e conciliador ficará gravado na minha memória, enquanto viver.

Há tantas coisas de que me recordo de ti e uma delas era a adoração que tinhas pela tua família, onde havia um lugar no teu coração para cada um. A tua mulher e os teus filhos eram o teu bem mais precioso, exultando-os e elevando-os como os melhores do mundo. Pedias que se mantivessem sempre por perto, porque precisavas de os ver, cuidar e proteger.

Mais que marido eras um companheiro da tua amada, pela qual nutrias um carinho, respeito e gratidão enorme. Para ti ser mulher/esposa era antes de tudo ser tua companheira e cúmplice. Daí ver-te a partilhar tarefas, a trocar olhares de cumplicidade, a valorizar o trabalho de ser esposa e mãe. Como homem do teu tempo revelavas-te muito à frente, compreendendo o significado do papel de uma mulher no casamento.

Valorizavas os afetos e não tinhas preconceito em manifestar o amor que sentias pelos teus filhos. Envolvias-nos nos teus braços e “cortelha” e cantavas-nos canções de embalar, como o “carrinho de flores por dois pombinhos puxados” ou contavas histórias como: o tourinho azul, o cão piloto, a talhinha do mel, a comadre mocho…, que nos enchiam de emoção e nos levavam para um mundo imaginário, que muitas vezes se confundiam com o nosso. Mas o teu amor de pai também foi atraiçoado, quando algumas vezes foi vivido com muita dor. A perda dos teus filhos, ainda pequeninos, marcou-te a vida.

O sofrimento físico não te trouxe revolta. Nunca se ouviu lamentos de injustiça e tristeza e até nos momentos mais leves tinhas sorrisos e brincadeiras que transbordavam para lá da nossa família.

Lembro-me de quando nos ajudavas nos trabalhos da escola e nos acompanhavas quando era preciso ir tratar de algum assunto, fora do Vale da Carreira. Para que nada nos faltasse trabalhavas arduamente, levantando-te bem cedo para semear, ceifar, limpar oliveiras, lavrar… e até mesmo para pegares no teu burrinho preto e ires até ao Pergulho vender as sardinhas.

Não te conheci inimigos e pelos teus vizinhos nutrias grande respeito, amizade e espírito solidário. Dedicaste-te à comunidade, participando e envolvendo-te em várias actividades (tesoureiro da igreja, coordenador das janeiras, membro da comissão de moradores, membro de irmandades religiosas, membro da comissão de melhoramento: lagar, moinho, eira)…

O teu exemplo foi o melhor instrumento da nossa educação. As marcas estão cá e vão continuar a perpetuar-se nos teus netos, bisnetos…, porque os teus valores são os nossos valores. A tua presença estará onde nós estivermos e só estarás morto quando o último de nós te esquecer.

Sabemos que estás no céu, que como homem de fé acreditaste que existe, e que de lá continuas a amar-nos e a cuidar de nós. Obrigada por seres nosso pai, avô e bisavô.
Fátima Alves Filipe"

(Nota: o Tio Francisco deixou-nos em 1995 e a Tia Conceição, em 2015)

-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-

CRÓNICAS/EVENTOS DA FAMÍLIA MENDES:


4.º CONVÍVIO - 01jun2019:

No dia 01 de junho, a Família Mendes celebrou o 4.º Convívio. Com um número reduzido de familiares, em relação ao seu total (cerca de 247 ainda em vida): fomos apenas 52, bastante abaixo do máximo atingido no 1.° Convívio (99 convivas, em 2010).

O Convívio teve início com missa na Capela do Caniçal Cimeiro, pelas 11 horas, onde a principal intenção foi interceder pelos nossos antecessores (progenitores e familiares já falecidos). Ao mesmo tempo, agradecemos o dom da vida concedida a Manuel António (Mendes) e Isaltina de Jesus, bem como a todos os seus descendentes.

Como a data coincidiu com o Dia da Criança, pedimos a Deus a protecção para os nossos mais jovens, eles que serão o futuro da família - 6 dos convivas tinham 10 anos ou menos de idade...

No ofertório foram angariados 154,85€, os quais foram entregues à Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, com destino à aquisição de material escolar, a enviar para as suas missões, na Guiné Bissau.

Reconhecidamente, queremos agradecer ao sr. Padre Virgílio a disponibilidade por ter vindo presidir à celebração eucarística e pelas palavras que nos dirigiu.

Seguiu-se o Almoço-Convívio, num restaurante de Proença-a-Nova, pela tarde adiante. Nestes convívios, a cada 3 anos, os familiares aproveitam para "pôr a conversa em dia", conhecer novos elementos que entram na família e, acima de tudo, manter o espírito de união entre todos.

É pena que muitos dos que estão espalhados pelo Mundo (Brasil, Angola, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Suíça, Espanha, etc.) não possam estar connosco tantas vezes como pretendem. Mas a informação do evento chega até eles de diversas maneiras e esperamos sempre que, em próximos convívios, possam estar presentes.

A todos os "Mendes", agradecimentos e desejos de felicidades!

Quem fez o bolo trocou Convívio por Aniversário!
Se fosse aniversário, que número seria?!
Começámos estes convívios em 2010...


 Como sempre, há alguém que se atrasa!
Por isso, não estão nas fotos de grupo todos os convivas.


















































A tigelada devia ser pequena, a condizer com a porção!...


Nota: Se conseguir mais fotos, publicarei. O próximo convívio era para acontecer no  Verão  de 2022, mas a pandemia trocou-nos as voltas. Terá de ser reagendado...

 -:-:-:-:-:-:-

3.º CONVÍVIO - 25jun2016:

No dia 25jun2016, realizou-se, em Proença, no Restaurante Milita, mais um convívio da Família Mendes. A animação e a alegria foram notas dominantes, como se pode ver pelas fotos que se publicam.

Compareceram 72 familiares: desde o mais jovem, com 6 anos, até ao mais idoso, com 92, justamente a Tia Maria do Rosário, a única tia ainda viva (as Tias Conceição e Arminda deixaram-nos, em 2015)... Como ela mesmo desejou, oxalá todos compareçam ainda no próximo convívio, previsto para o verão de 2019 (data a definir)... Ou ainda mais, pois num destes convívios já tivemos 99 presenças...

 





























































Acrescentado: Em 2021, com quase 98 anos, esta nossa Tia Maria do Rosário tornou-se mais uma "estrela no Céu", onde descansa em paz.





Agradeço aos primos e sobrinhos algumas fotos...

Obrigado a todos pela vossa presença. Agradecemos também à D.ª Milita e seus colaboradores pelo excelente convívio que nos proporcionaram (aperitivos e almoço)...

 -:-:-:-:-:-:-

2.º CONVÍVIO - 08jun2013:

Consumado que foi o 2.º Convívio da Família "Mendes", eis um relato do que se passou:

Um pouco antes do meio-dia, junto à Capela do Caniçal, começaram a encontrar-se (ou reencontrar-se) os convivas da família... A missa ("dominical") celebrada teve também a intenção de pedir pelos nossos antepassados (avós, pais, irmãos, cônjuges, filhos, tios, primos, etc.), já em descanso eterno...

Seguiu-se o almoço/convívio no "Restaurante Milita", com muita animação, como podem perceber pelas fotos abaixo. Alguns não puderam estar presentes, pelas mais diversas razões, mas estavam connosco "em espírito". Daí que só tenhamos conseguido reunir 81 elementos (contra os 99 de há 3 anos, no 1.º Convívio)... 

No período dos discursos, houve várias intervenções, mas a mais digna de registo é a que se segue, proferida pelo primo José Alves (primogénito desse ramo da Família):

"Porque estamos aqui? Para almoçar? Passar o tempo? Contar anedotas? NÃO... Para isso, podíamos estar noutro lugar. Estamos aqui porque somos uma Tribo: "Os MENDES".
Uma Tribo dispersa:
- Pelas idades, pelas culturas, pelos lugares, pelas motivações, pelo trabalho de que precisamos.
- Por outros motivos que só cada um sabe.
Somos Homens e Mulheres, da mesma CEPA, do mesmo TRONCO.
Somos uma árvore frondosa, de porte elegante e belo, que no meio da floresta, que é este mundo, se mostra altiva, segura, perseverante, certa de que o seu futuro será eterno.
Poderá algum dizer que não pertence a esta Tribo? NÃO... Porquê?
Dizia o meu saudoso Pai: Não tenho Noras nem Genros.
Estranho, dizeis vós! Nós sabemos quem são, eles estão aqui sentados à mesma mesa a comer e beber do mesmo pão e do mesmo vinho. Puro engano...
Então, meu Pai acrescentava: aquelas e aqueles que pensavam vir a ser Genros ou Noras, enganam-se. E porquê? Porque ao serem enxertados na sua família, a mesma Cepa e o mesmo Tronco, eram todos Filhos e Filhas, não podia haver distinção. 
Também nesta Tribo "Os Mendes", todos os que foram enxertados ficaram a pertencer-lhe. Não há uns mais outros menos, somos todos "Mendes".
Tenham orgulho nesta Tribo:
- Uns mais velhos, outros mais novos;
Uns mais altos, outros mais baixos;
Uns mais gordos, outros mais magros;
Uns mais letrados, outros nem tanto;
Uns com artrose, outros cheios de vida;
- Belos e bonitos somos todos.
Esta é a árvore de que vos falei anteriormente.
Para terminar, quero dizer que o que nos trouxe aqui foi o "AMOR". O Amor a esta Tribo. Tudo bom para vós."



































À esquerda, a Tia Maria do Rosário (faleceu em 2021) e, à direita, a Tia Conceição (entretanto falecida em 2015).

(Obs.: As fotos anteriores são minhas, amador de sempre: sem flash, não captei toda a gente, tremidas, etc.!!!
As seguintes foram cedidas pelo Luís António. Estão muito melhores! Obrigado, primo...)






 



Acabado o almoço e feitas as despedidas, muitos dos presentes tiveram ainda a oportunidade de passar pelas tasquinhas e lojas de artesanato e venda de produtos locais, no Parque Urbano Comendador João Martins, integradas nas Festas de Proença-a-Nova...

Agradecimentos especiais à D.ª Milita, que sempre nos recebe muito bem, e aos excelentes funcionários...

NotaVeja também este vídeo no Youtube. Ou clique aqui: http://www.youtube.com/watch?v=7-QYTHW3Rl4

Pedido: Se quiserem publicar outras fotos (ou relatos), enviem-me... Agradecia, especialmente, uma em que esteja o primo José Alves a discursar...

-:-:-:-:-:-:-

1.º CONVÍVIO  - 27jun2010:

Crónica n.º 1:

Embora muitas vezes tivesse sido comentada a necessidade de se começar a reunir a Família "Mendes" (descendentes de Manuel António, mais conhecido por Manuel Mendes, e Cezaltina de Jesus, do Vale da Carreira), chegou a vez da sua concretização: o 1.º Convívio decorreu no dia 27 de junho de 2010, em Proença-a-Nova.

Começou com a concentração junto à Igreja Matriz, a partir das 11H00. Seguiu-se a participação na missa dominical normal, às 11H30. Na "Oração dos Fiéis", lida pela Irmã Maria dos Anjos, uma das intenções foi "pelas almas dos nossos antepassados que já partiram".

Seguiu-se uma fotografia de grupo, na escadaria da Igreja. Depois, juntámos-nos no almoço-convívio, servido no Restaurante Milita: primeiro, aperitivos e entradas, no jardim; de seguida, o almoço à mesa; depois, "slide show" com fotos antigas e alguma emoção à mistura... No final, houve lugar a bolo comemorativo e espumante, simbolicamente distribuído pelas tias mais idosas.

Foi pena o aviso da iniciativa ter sido tão tardio, pois não houve tempo para alguns se organizarem e comparecerem... Mas, como já expliquei a muitos, deu-se a feliz coincidência de alguns dos que andam pelo mundo terem vindo até nós, de férias (Brasil, Congo). E, mesmo assim, em menos de um mês, conseguimos realizar o encontro, com mais aderência do que se esperava: fomos 4 gerações em convívio, no total de 99 pessoas, desde os quase 90 anos (Tia Conceição) até poucos dias/meses de idade!

Este convívio serviu também de homenagem às tias ainda vivas (filhas e nora do avô Manuel Mendes): Tia Conceição, Tia Maria do Rosário e Tia Arminda...

Creio que todos os participantes saíram satisfeitos, não é verdade? Que bom encontrar/reencontrar-nos, pois alguns já não se viam há tantos anos! E conhecemos outros, por serem mais novos ou por terem entrado na família, casando com familiares...

Como foi decidido durante o Convívio, é para continuar este tipo de eventos. O 2.º Convívio ficou já marcado para junho de 2013. Esperamos então passar muito além de 100 participantes. Por favor, planeiem as vossas férias, visitas, outros eventos, etc. Anotem nas vossas agendas...

Tendo-se danificado as minhas fotos (!), recebi a colaboração de outros familiares que registaram o evento. Agradeço, pois, ao Luís António (da Sarzedinha), ao Augusto Filipe (e Fátima Alves), bem como à Lena (do Brasil), que gentilmente me cederam fotos... Eis uma seleção do que recebi:




Editado em 2015 - Recentemente, faleceram as Tias: da esquerda (Conceição) e da direita (Arminda).









  


































Acrescentado: daí para cá, elas são mais 3 "estrelas", que Deus chamou para junto de si...





NB: Agradecimentos também ao Restaurante Milita e à Pastelaria Silva (clique nos nomes para ver detalhes), pelos "petiscos" servidos.

-:-:-:-:-:-:-

Crónica n.º 2:

AS ÚLTIMAS DUAS TIAS, NO 1.º CONVÍVIO DA FAMÍLIA MENDES.
(título adaptado)

"Realizou-se, no passado dia 27 de junho, o 1.º Convívio da Família Mendes do Vale da Carreira.

O encontro começou com missa na Igreja Matriz às 11H30, enquanto alguns, os mais sequiosos, foram refrescar a garganta para outros sítios.

Seguiu-se o almoço-convívio no Restaurante Milita em Proença-a-Nova. Foi o recordar do passado, com emoções à mistura, onde se encontraram 4 gerações, e muitos nem sequer se conheciam, outros não se viam há dezenas de anos. Eram perto de 100 pessoas e sei que muitos houve, que por diversos motivos, não puderam estar presentes.

Falando do Patriarca Mendes, teve 7 filhos (3 rapazes e 4 raparigas) ou seja: Tio Zé Maria, Tia Prazeres, Tio Luís António, Tia Olinda, Tia Conceição, Tia Maria do Rosário e Tio Manuel António (por ordem de nascimento).
      
 

De todos, estão vivas a Tia Conceição e a minha mãe, Maria do Rosário (na foto), daí o título desta crónica. Vivas, e ainda muito airosas para a idade que têm. A minha mãe estava radiante, pois conseguiu que todos os filhos estivessem presentes. (Editado em 2015: a Tia Conceição também já nos deixou)

A Tia Conceição e a Tia Prazeres eram de uma disponibilidade extraordinária. Quando éramos pequenos e nos deslocávamos ao Vale da Carreira para a apanha da azeitona, a partir do “Vale d´Anta”, já só pensávamos nos queijos frescos, azeitonas e pão de trigo da Tia Conceição, e nos “belhós” da Tia Prazeres…

 De todos os filhos do casal Mendes, com quem mais convivi, obviamente sem contar com a minha mãe, foi com o Tio Manuel António, em Angola, e com a Tia Olinda, na Sarzedinha, quando estive a estudar no Colégio, em Proença. O Tio Manuel António era a bondade em pessoa, sempre disponível para ajudar, um homem com um carácter extraordinário. Ainda bem que a Tia Arminda e filhas puderam estar presentes. O Tio Zé Maria conheci-o em Angola, se a memória não me falha. Não convivi muito com ele, mas sei que era boa pessoa. O Tio Luís António era um poço de cultura, penso que lia bastante, pois estava sempre atualizado. Da minha mãe não vou falar, para não me emocionar, pois ela sabe o que penso. A Tia Olinda e o Tio Zé “Vinagre” eram a alegria em casa, trataram-me como filho e nunca me esqueci disso. Eram tão brincalhões, que não resisto a contar uma cena passada numa noite de inverno. Estávamos à lareira, a Tia Olinda necessitou de pôr mais lenha no lume e, para isso, tinha de encostar as nádegas ao Tio Zé “Vinagre”; ele, brincalhão, disse logo: Olinda! Chega para lá essas “melancias”, tens tempo de encostá-las daqui a bocado quando formos para a cama. Era rir a bom rir. Tocou-me muito a sua partida.

Mas voltemos ao Convívio. Foi um almoço, para aquele preço, muito bem servido. Fomos recordando o passado, revivendo aqueles tempos da nossa infância e adolescência, através de slides, que nos fizeram voltar 30-40 anos atrás. Até gostei de ver o cavalo “Boneco” que o meu pai tinha.

Depois falou o meu irmão Abílio, dizendo que foi uma ótima ideia a realização do convívio, enaltecendo o espírito familiar reinante, e que este hábito não se dilua no 1.º Convívio, e que muitos outros se devem seguir, à imagem do que fazemos já há alguns anos, com a família Delgado do Vergão. Agora temos de ser nós, nossos filhos e netos, a continuarmos este legado.

Um grande obrigado ao Zé Luís por ter organizado este Convívio. Venham mais. Até sempre!

Tobias Delgado"

- - - - - - - - - - - - - - - 

Este artigo foi publicado no jornal "O Concelho de Proença-a-Nova", n.º 626, de 25/07/2010 e no site das Paróquias de Proença - (http://pproenca.webnode.com/). Um grande obrigado ao primo Tobias.

-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-


CRÓNICAS/EVENTOS DA FAMÍLIA DIAS:

CASAMENTO de DANIELA/LUÍS - (10jul2021):











-:-:-:--:-:-:-

ALMOÇO - 23jun2018:

     Aproveitando a ocasião (Convívio do São João), e tendo-se conseguido a presença dos 7 irmãos Dias neste evento, planeou-se um almoço/convívio em casa da irmã  Alice, que nos serviu como "introdução/aperitivo" ao Convívio dos Valecarreirenses.
     Desde há anos que era difícil conseguir-se  juntar os irmãos, por terem as suas vidas em países distantes: Brasil, Holanda e Portugal. Connosco estiveram alguns descendentes e outros membros da família: os primos José Luís e Goreti; e Aixa, companheira/namorada do sobrinho João Pedro. No total de 24, mas alguns falharam as fotos...
     Para recordar:

Da direita p/ a esq. e por idades:
Em cima - Alice, António, Domingos e Abílio 
Em baixo - Zé Luís, Carmo e Fernando. 


-:-:-:--:-:-:-

CONVÍVIO - 14ago2011:


Decorreu, no dia 14 de Agosto de 2011, mais um encontro/convívio dos descendentes de José Dias e Maria dos Prazeres (do Covão, hoje Rua da Fonte). Foi possível juntarem-se os 7 irmãos e respetivas famílias, tendo um deles vindo do Brasil e outro da Holanda. Creio que éramos 36 pessoas!

O almoço foi servido no Restaurante Milita. Depois, ao final da tarde, reunimo-nos no Vale da Carreira, em lanche ajantarado (em casa da Alice, a irmã mais velha).

No dia seguinte, após um almoço de grelhados igualmente servido pela Alice, alguns dos que ficaram, ainda foram tomar café junto à pista das Moitas (Aeródromo de Proença-a-Nova), onde presenciaram saltos de paraquedistas.

Eis uma amostra:









Os 7 irmãos, descendentes de José Dias e Maria dos Prazeres.







-:-:-:--:-:-:-

 Convívio de 07mai2017:

Reunidos em Cardigos, no Restaurante Solar do Moinho. Alguns já não se viam há muitos anos, outros nem sequer se tinham encontrado!!! Foi uma excelente tarde, com bom ambiente, alegria e óptimo serviço de buffet. Obrigado a todos. Fica a promessa de mais eventos destes, dado que faltam sempre alguns familiares...

Eis uma amostra:













-:-:-:--:-:-:-
 
Em 19nov2017:

(Primeira Eucaristia do João Lucas, neto de António Dias, e filho de Marcelo Dias - Em Barretos,
São Paulo, Brasil)







 -:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-

CRÓNICAS/EVENTOS DA FAMÍLIA ALVES SONSO:

Em ago1986:

(Primeira vinda do Raul a Portugal, após ida para o Brasil, nos anos 50...)













-:-:-:--:-:-:-

Em 1991:


Os irmãos Alves Sonso.













-:-:-:-:-:-:-:-

Em 1995:








-:-:-:-:-:-:-:-

Em 1997:

(Ida dos sogros do Raul ao Brasil)



-:-:-:-:-:-:-:-

Em 2004:













-:-:-:-:-:-:-:-

CONVÍVIO de ago2009:

O Raul Alves Sonso (no Brasil) enviou estas fotos, sobre as quais disse: "as fotos são dum almoço aí no Vale da Carreira, com meus irmãos, sobrinhos, a tia Lurdes e o Jorge, na casa da família.
Foi muito bom isso, em agosto 2009.”




-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 03out2011:

E agora, acabadinha de chegar, mais esta foto, do 70.º aniversário do Raul. Ele escreveu: "José Luís, a foto que te mandei é do meu aniversário, dia 03-10-2011, com os meus filhos."

Aqui lhe dou os parabéns, pela bonita idade e também pela família alegre e unida. Quem diria, já 70! Parece mais novo!... Estes convívios dão saúde, não é, Raul?


-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 17nov2011:

Outra foto recebida dá conta do 67.º aniversário da esposa do Raul, Maria Fernanda.
Parabéns também à aniversariante...


-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 22jan2012:

     Na viagem/visita do Raul e esposa Maria Fernanda a Portugal, em 2010:




E, porque era altura, até houve matança do porco!...

-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 06nov2012:

O casal Raul/Maria Fernanda celebrou, no passado dia 22out, as bodas de ouro (50 anos de casados). Parabéns a eles e toda a família, que conta já com muitos membros... Eis foto comemorativa (com filhos, genros, noras, netos, bisnetos, outros familiares e amigos):


-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 03jan2014:

E esta foto recebida hoje, com assinatura dos filhos, netos, amigos e parentes,
relativa a essa comemoração (50 anos de casados):


-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 17/18ago2013:

Seguem fotos da última visita do Raul, esposa e primas a Portugal (jul2013).
Algumas são de Fátima e as últimas são da sua passagem pela Ilha da Madeira...




















-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 20nov2013:

     E agora fotos do 69.º aniversário da esposa do Raul (Maria Fernanda), no passado dia 11nov, com a família:

Os nossos parabéns!







-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 29jan2014:

     Fotos de Paula, neta do Raul, que recebeu o diploma de advogada (cerimónia de "colação"):



-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 23fev2014:

     1. Fotos da "colação" de grau da neta Jéssica, que se formou em administração de empresas:






2. Fotos da "colação" de grau do neto Alexandre, que se formou em administração de empresas:





-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 20mar2014:

Comemoração dos 50 anos. O Raul escreveu: "…estou mandando para você se puder colocar no blog as fotos do meu filho mais velho, o Carlos José, que dia 18 de março completou 50 anos de idade..."


Damos-lhe os parabéns…




-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 04ago2014:


Enviadas pelo Raul, "umas fotos da crisma de minha neta Leticia, realizado dia dois agosto":




-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 11nov2014:


Fotos enviadas pelo Raul, na comemoração do 70.º aniversário da esposa, Maria Fernanda - (Parabéns!):








-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 01dez2014:


E agora fotos enviadas pelo Raul, do casamento do seu neto César e Mirella,
celebrado no dia 11 de outubro:



As bisnetas de Raul e Fernanda, com as alianças.



Raul e Fernanda com o neto César e Mirella.


Cerimónia na Igreja.





Felicidades ao novo casal! Parabéns e saúde a todos os familiares e convivas...

-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 22out2015:


Novas fotos enviadas pelo Raul, que retratam a sua vinda a Portugal, este ano, no verão:










-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 15mai2016:


Fotos chegadas do Brasil, acerca da visita do Luís Sonso ao irmão Raul e família:





























-:-:-:--:-:-:-

Actualização de 28jun2016:


Recebido do Raul, vídeo do casamento da neta Jessica, em 23/01/2016 - (clicar na ligação):




-:-:-:--:-:-:-

Actualização de 11out2016:


Fotos antigas,obtidas do Facebook da família do Raul, em 1963 e 1972, respectivamente:






-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 19out2016:


De seguida, publico fotos de Ivaiporã e de Jandáia do Sul, onde o Raul esteve em passeio. Escreveu ele: "Estas fotos que fizemos com a tua tia Maria Rosa e filhas, onde minha prima Piedade e ela não se viam há 60 anos"!

(Notas do autor deste blogue: 1.  A minha Tia Maria Rosa está com 88 anos, é viúva do meu Tio Fiel, irmão do meu pai, José Dias; 2. A Tia Maria Rosa passou a "estrela no céu", em 2022)...










-:-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 20out2016:

Eis "umas fotos referentes a meu aniversário de 75 anos, onde fizemos uma sardinhada portuguesa com filhos e amigos e as duas bisnetas e também umas fotos da visita de nossos primos de São Paulo, Piedade, Ezaquiel e o filho" - palavras do Raul. Parabéns a ele, que faz anos a 3 de outubro!...














---

O Raul também partilhou no Facebook esta foto da sua neta Jéssica, que foi este ano medalha de ouro (campeã) paranaense, brasileira e sul-americana de fisiculturismo:

Parabéns à Jéssica!

-:-:-:--:-:-:-

Actualização de 23out2016:

E segue mais uma! Diz o Raul: "foto do dia da missa, dia 22 outubro, do aniversário de 54 anos de casado, com alguns filhos, genro e nora e neto."


-:-:-:--:-:-:-

Actualização de 13nov2016:

E agora, fotos do aniversário de 72 anos da esposa do Raul, Maria Fernanda, com netos, bisnetos, genros e filhos:
 




 



 

 -:-:-:--:-:-:-

Actualização de 10jan2017:

"Esta foto foi tirada no ano de 2000 numa viajem do meu irmão aqui no Brasil; é uma foto envelhecida quando estivemos em Camboriú, Santa Catarina"


 -:-:-:--:-:-:-

Actualização de 19jan2017:

  O Raul disse: "estou enviando umas fotos da missa de formatura de meu neto Felipe que se formou em medicina veterinária". Parabéns a ele!
 

  


 -:-:-:--:-:-:-

Actualização de 27jun2017:

  Fotos do batizado de mais um bisneto do Raul, o Gabriel. Parabéns!
















 -:-:-:--:-:-:-

Actualização de 08jul2017:

  Foto do Raul, benfiquista - (Pois, foi a "dobradinha", o "tetra", o 36.º):



---------

Actualização de 23out2017:

O Raul e a Fernanda completaram 55 anos de casados. Parabéns!


---------

Actualização de 08out2018:

Raul e família na comemoração do seu 77° aniversário:




---------

Actualização de 12nov2018:

A Dona Fernanda, esposa do Raul, comemorou com a família os seus 74 anos. Uma recordação:




---------

Actualização de 17fev2019:

O Raul escreveu: "estou enviando para você colocar no blog estas fotos que são da minha bisneta mais nova que nasceu dia 13".

Bem-vinda, Alice! Parabéns aos pais, avós, bisavós!...



---------

Actualização de 01mar2019:

Mais parabéns à família do Raul, pois no dia 26fev, nasceu a Maria Luiza, a quarta bisneta de Raul/Fernanda (há também 1 bisneto):



---------

Actualizações de 27mar e 09abr2019:

Algumas fotos agora recebidas, mas do Verão de 2018, na vinda a Portugal:




No Vale da Carreira:


A D.a Fernanda junto a uma árvore embelezada, em Monfortinho:

-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 30dez2019:

O Raul escreveu: "Boa tarde, Zé. Estou enviando fotos da minha viagem aí a Portugal (de 16nov a 03dez) para você se puder editar no blog. Desde já agradeço". Aqui estão elas:










-:-:-:-:-:-:-

Actualização de 24abr2020:

O Raul escreveu: "... para vc e família zé, estou enviando fotos de aniversário de minha bisneta Maria Luiza que completou um ano agora em fevereiro para colocar no blog..." - Parabéns e aqui estão as fotos: 



:-:-:-:-:-:-

Actualização de 10mai2020:

O Raul disse: "... estas são do dia das mães aqui onde os filhos, netos, genro e nora vieram dar parabéns à Fernanda. Obrigado para vc colocar no blog ..."







:-:-:-:-:-:-

Actualização de 10jan2021:

Foto do casamento, no dia 9, do neto do Raul, o Alexandre Pablos, com Ivania Branco (parabéns ao novo casal!):


:-:-:--:-:-:-

Actualização de 03out2021:

Hoje, no aniversário do Raul (80 anos) - 
Parabéns a ele!


Raul e Fernanda com os genros e as noras.

Com os filhos. 

Com os netos e bisnetos.

E o mural, lá atrás:

 -:-:-:--:-:-:-

Actualização de 11nov2021:

  Fotos do 77° aniversário da Fernanda - muitos parabéns!





-:-:-:--:-:-:-

Actualização de 23abr2022:

O Raul escreveu: "estou enviando duas fotos da nossa mais nova bisneta, a Liz, com um mês de vida". Parabéns a pais e avós!



-:-:-:--:-:-:-

Actualização de 18jan2023:

Texto do Raul: "bom dia, José Luis. Saúde a todos vcs aí neste ano novo. (...) Fotos desta viagem minha com minha família aí em Portugal, com filhos, genro, nora, netos e bisnetos":



































 

-:-:-:--:-:-:-

Actualização de 27jan2023:

  Fotos do baptizado da sétima bisneta
 do Raul e da Fernanda: 




Muitas felicidades à menina, pais, avós e bisavós!

-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-

Nota, no final de jan/2023: esta Página 3 está demasiado grande e "pesada" (difícil  de trabalhar). Continuará  na Pág. 3A.

-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-

CRÓNICAS/EVENTOS DA FAMÍLIA ALVES:

Em 21mai2017:

A Família Alves (descendentes de José Alves e Maria dos Prazeres) reuniu-se em convívio nos arredores de Fátima (na Quinta do Casalinho Farto)...
Do evento chegaram-me as seguintes fotos:

















Fotos publicadas no Facebook e gentilmente cedidas por Maria Irene Alves Degiacometi.

-/-/-/-/-/-/

Nota, no final de jan/2023: esta Página 3 está demasiado grande e "pesada" (difícil de trabalhar). Continuarei na Pág. 3A.

9 comentários:

  1. A família Manuel Antonio (Mendes) residente no Brasil, agradece e parabeniza os organizadores do I CONVÍVIO DA FAMÍLIA MENDES, realizado no dia 27 de junho de 2010, pelo excelente encontro que proporcionaram a todos os MENDES. Foram momentos inesquecíveis que todos vamos lembrar, com carinho, para toda a nossa vida.
    Fazemos votos que este seja o PRIMEIRO CONVÍVIO, entre muitos que hão-de vir.
    Mais uma vez os nossos parabéns e um grande abraço a todos até ao PRÓXIMO CONVÍVIO.
    Tia Arminda, Lena e Mena

    ResponderEliminar
  2. Prima Lena, acima estão algumas das fotos que me cedeste. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Marinela Mendes30/10/10, 19:34

    Olá primo

    Sou uma prima que talvez, não te lembres.

    Mas a pedido do meu pai, visitei o blogue.

    Gostei muito do blogue e achei emocionante recordar locais e pessoas que vi durante a minha infância, nas férias que passei na casa da minha avó Maria, no Vale da Carreira.

    Gostaria muito de estar presente no próximo convivio da Familia Mendes.

    Cumprimentos,

    Marinela Mendes (filha de António Mendes, neta de Maria de Jesus e de José Maria)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, Marinela, António e restante família.

    Esperamos, sim, que estejam presentes no 2.º Convívio da Família Mendes (fim Junho 2013). Compreendemos que não tenha havido mais presenças no convívio, pois houve algumas falhas na comunicação entre os familiares..., pelas quais também pedimos desculpa.

    Cumprimentos a ti, teus pais e restante família.

    PS: Se quiseres escrever algo sobre as recordações da aldeia, dos avós, etc., é só enviares o artigo, que eu publico.

    ResponderEliminar
  5. Corrijo a data do 2.º convívio da Família Mendes: 08jun2013...

    ResponderEliminar
  6. Parabéns à Paula (neta do Raul Sonso), que concluiu o curso de advocacia! Felicidades na sua profissão.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns também à Jéssica e ao Alexandre! Felicidades nas novas profissões...

    ResponderEliminar
  8. Os nossos sentimentos às primas, filhas da Tia Arminda, que moram no Brasil...

    ResponderEliminar
  9. Raul, foi uma surpresa saber que tinha ido visitar a minha tia Maria Rosa, que ainda está de boa saúde, com 88 anos! Já comentei com a minha irmã Alice e vou também dizer ao meu irmão António, que vai gostar de saber que ela perguntou por ele... Obrigado pelas fotos e toda a colaboração.

    ResponderEliminar